Uspar
Sobre o projeto
A Uspar é uma clínica especializada em diagnósticos de imagem com mais de 30 anos de atuação em Londrina. Uma empresa familiar que, quando chegou até nós, estava em um momento de avaliação das suas estratégias e práticas em meio a um processo de transição de diretoria.
Planejar a sucessão empresarial em empresas familiares é fundamental para que o patrimônio familiar e o legado construído sejam preservados. É um momento de autoanálise, geralmente impulsionado por visões e práticas que as novas gerações trazem. E, na Uspar, existia uma convergência entre as expectativas futuras e o legado construído até então. Um respeito à história e uma grande vontade de criar algo que aprimorasse tudo aquilo que um dia foi idealizado e ainda não havia sido colocado em prática.
Neste cenário, a inauguração da nova sede da Uspar impulsionou uma mudança relevante na empresa, que buscou a agência para a realização de um Diagnóstico de Branding e Reposicionamento de Marca, para começar um novo capítulo de forma consciente e estruturada.
Branding e Posicionamento
Logo na primeira entrevista com os envolvidos na gestão da Uspar a palavra continuidade estava muito presente, por isso, buscamos entender o cenário da empresa naquele momento junto a todos os públicos, verificando se a proposta de valor da Uspar estava sendo compreendida da forma como a gestão a enxergava, e se estava sendo trabalhada de maneira adequada na comunicação e estratégias de marca.
Além disso, concluímos que era muito oportuno colocar os conhecimentos trazidos pela nova geração no centro das discussões da gestão, transferindo-os de forma assertiva para o negócio para oportunizar o aprendizado e a evolução de todos que faziam parte do processo. De forma resumida, o posicionamento da Uspar é resultado de um encontro respeitoso entre a tradição da empresa familiar com uma ampla visão de futuro.
Tom de voz
A comunicação da Uspar não transmitia a humanização e o acolhimento que a clínica praticava e queria passar aos seus públicos. Estava muito focada no know how da equipe e na precisão de resultados, o que tornava a comunicação mais impessoal. O novo posicionamento da Uspar trouxe um tom de voz aproximativo, focado na experiência, na proposta de valor e no diferencial de atendimento.
O que fazemos? Atendemos nossos pacientes de forma humanizada oferecendo o acesso a diagnósticos de imagem de alta precisão.
Como fazemos? Através da atuação ética e íntegra, trazendo aos pacientes segurança na realização de diagnósticos conduzidos por profissionais altamente capacitados e preocupados em oferecer um atendimento humanizado, onde cada paciente se sinta acolhido e seguro em relação à precisão dos resultados.
Porque fazemos? Para acolher de forma adequada todos que chegam até a Uspar, proporcionando uma experiência de atendimento humanizado com objetivo de construir laços de confiança cada vez mais consistentes com nossos pacientes.
Proposta de valor
Nos dedicamos e nos aprimoramos todos os dias para acolher de forma adequada todos que chegam até a Uspar, proporcionando uma experiência de atendimento mais próxima e humanizada, com objetivo de construir laços de confiança cada vez mais consistentes com nossos pacientes, colaboradores e parceiros.
Identidade visual
Conceito de marca
Para desenvolvermos uma identidade visual que reforçasse a percepção de mudança da Uspar, mas que respeitasse a história da clínica, alguns elementos foram mantidos para conectar a nova proposta à identidade visual anterior, dando a ideia de continuidade.
Dois elementos da marca original foram preservados: as ondas, que estão representadas em uma tela dentro da letra U, e as cores. A partir da definição dos elementos de integração entre as marcas antiga e nova, a tipografia foi refinada, e a nova proposta trouxe um desenho limpo com variações de espessura, que conferiu mais sinuosidade e integrou a tipografia de forma harmônica ao símbolo.
Representação 3D
Uma das solicitações do briefing foi a possibilidade de haver alguma representação 3D. A ilusão de volume foi criada nos efeitos de onda da marca. Como a maioria dos exames usa algum tipo de onda (e as transforma em imagem), o símbolo foi mantido, porém, de uma forma moderna e dinâmica. Toda a composição visual foi pensada para trazer mais contemporaneidade para a nova marca da Uspar, transmitindo a sensação de continuidade e respeitando o legado de confiabilidade que a empresa conquistou ao longo de mais de três décadas de existência.
In branding we trust