Jardim Ecopark
Sobre o projeto
Antes de criar o nome e a linha comunicativa de apresentação da proposta do novo bairro, foi feita uma análise do Masterplan desenvolvido para a região. Nesta avaliação foram levantados os pontos de diferenciação que orientaram o desenvolvimento de uma narrativa que valorizasse aspectos reais do bairro planejado.
Para complementar, foi realizado um estudo in loco para entender a dinâmica da cidade e a vocação do lugar. Este estudo foi muito importante para definir o papel do novo bairro dentro do contexto de Marília, levantando todas as possibilidades de diferenciação e construção de valor.
O Jardim Ecopark nasceu com a proposta de ser um bairro inteligente, criado para proporcionar uma experiência de morar diferenciada em um local que oferece praticidade, mobilidade e contato com a natureza. Com infraestrutura planejada e um projeto exclusivo de paisagismo assinado por Benedito Abbud, o Jardim Ecopark é um lugar que inspira um novo olhar para o contato com áreas verdes, e tem como vizinho o Bosque Municipal.
A relação da cidade com o Bosque
Marília é uma cidade com evidente potencial de desenvolvimento urbano. A abertura de novas vias que melhoraram o fluxo do trânsito na cidade trouxe mudanças importantes para o desenvolvimento do município. Inserida neste contexto de mudança e evolução, a área em estudo é um grande vazio urbano, posicionada em uma região que apresenta grande potencial por abrigar um espaço público de extrema relevância para a cidade, o Bosque Municipal.
Em pesquisa, constatou-se uma ampla utilização dos espaços públicos em Marília para a prática esportiva ao ar livre, lazer em família e contemplação. Praticantes de corrida, caminhada e os grupos de ciclismo podem ser vistos em diferentes horários em diversos pontos da cidade.
Contudo, Marília não apresenta um espaço estruturado que permita estas práticas em um ambiente agradável. A ausência de um local que atenda às pessoas que buscam qualidade de vida, e ao mesmo tempo seja um lugar que inspire a convivência entre os moradores é uma grande oportunidade detectada.
Identidade de produto Naming
Neste cenário o Ecopark é um bairro onde tudo foi pensado para trazer essa sensação de viver em um parque. A configuração das ruas, os passeios mais largos e outros detalhes foram pensados para estimular a caminhada e convivência, tornando o bairro uma extensão do bosque.
Uma das estratégias para ampliar a conexão do bairro com a cidade é a gentileza urbana. Em pesquisas foi constatada uma grande oportunidade de promover melhorias no bosque, o que valoriza o novo bairro ao mesmo tempo traz um benefício para pessoas de toda a cidade que frequentam o Bosque Municipal.
Ressignificar o espaço do bosque é um ato de gentileza urbana que vai muito além das fronteiras do bairro, se estende para toda a cidade, pois o bosque e toda a região se tornarão um ponto de convivência dos moradores, atraindo ainda mais pessoas e movimentando a economia local.
Texto de apresentação de produto
Imagine morar em um lugar que te convida a estar próximo da natureza, um lugar com memória e que faz parte da história de Marília. Uma região planejada para ser um bairro inteligente, pensado para promover o bem-estar e a qualidade de vida, e que tem como vizinho o grande pulmão natural da cidade de Marília, o Bosque Municipal. Essa é a proposta do Jardim Ecopark, uma região com planejamento, infraestrutura, projeto exclusivo de paisagismo e empreendimentos com arquitetura moderna, orgânica e alinhada às tendências atuais.
Nosso primeiro bairro inteligente traz um projeto ousado e inovador, que integra engenharia, arquitetura e urbanismo para propor soluções inovadoras para Marília.
Identidade Visual
Conceito de marca
A escolha do nome Jardim Ecopark toma partido da vocação da região que tem como principal diferencial o paisagismo, que integra o bairro ao Bosque Municipal.
Ao utilizar o prefixo ECO, que faz referência direta a ecologia e a preservação, trazemos toda a bagagem vocacional da região para o nome, fortalecendo ainda mais a identidade do lugar.
O sistema de identidade visual foi criado para transmitir a ideia de verticalização e também a forte presença da natureza, características da região. Dessa forma, o símbolo é resultado da união entre as formas da folha e de uma torre, representando a harmonia entre o meio-ambiente e o bairro vertical. Por fim, a tipografia que acompanha o símbolo foi desenhada para transmitir a sensação de leveza e bem-estar.
Aplicações da marca
Campanha
A campanha “A vida é lá fora” traz um olhar para o valor de estar próximo a áreas com predomínio de verde, valorizando a busca pelo contato diário com a natureza, uma premissa básica de quem busca qualidade de vida. Com cidades cada dia mais saturadas e a elevação de temperaturas, as áreas verdes se tornam grandes oásis no meio da cidade, ganhando cada dia mais valor.
Imageria Comunicação
In branding we trust